Arquitetura do Comportamento

Ciência Comportamental

Daniel Kahneman, Amos Tversky & Richard Thaler

Estes pioneiros iniciaram a fusão da Economia e da Psicologia, remodelando fundamentalmente a compreensão dos processos humanos de tomada de decisão.

Tomada de Decisão Humana

As decisões humanas baseiam-se frequentemente em atalhos não racionais e são influenciadas por vieses e heurísticas, desafiando a visão tradicional de escolhas racionais. 

Paradigma Precisa Ser Revisto

Por que continuamos achando que a intenção de compra irá revelar o comportamento futuro? Nós, humanos, não sabemos por que tomamos muitas das nossas decisões; e não conseguimos prever quais decisões tomaremos.

Vieses e heurísticas – reconheça os seus…

1 – Uma caneta e um lapis juntos custam 12 reais. A caneta custa 10 reais mais que o lápis. Qual o preço do lápis?

Caneta 11 reais

Lápis 1 real

Heurística da Substituição

2 – Linda tem 31 anos, é solteira, sincera e muito inteligente. Ela se formou em filosofia. Quando estudante, estava profundamente preocupada com questões de discriminação e justiça social, e também participou em manifestações antinucleares. 

O que é mais provável? 

Linda é caixa de banco. 

Linda é caixa de banco e atua no movimento feminista. 

85% a 90% escolhem a opção 2

Falácia da conjunção, heurísticas da representatividade, viés da taxa básica

Kahneman & Tversky

Thinking, Fast and Slow, Kahneman, D.

3 – Qual é o estado mais violento do Brasil? E o menos violento?

Heurística  da disponibilidade

Vieses e heurísticas em pesquisa

O pacote normal de biscoitos de chocolate Keebler é vendido em supermercados por 15 reais. Este pacote normal tem 400 g.  Se a Keebler reembalar exatamente os mesmos biscoitos, exatamente a mesma formulação, em embalagens de 100 calorias e oferecer um novo pacote de 100 gramas,  com a mensagem ‘porção de 100 calorias’, quanto você estaria disposto a pagar por esse pacote de 100 gramas de biscoitos?  A maioria dos consumidores nesta pesquisa estava disposta a pagar 10% a mais. 

Mas quanto os consumidores estão realmente pagando pelo pacote de 100 calorias nos supermercados? Eles normalmente têm preços unitários 100% maiores ou até são 150% e às vezes até 200% mais que o preço normal. 

Este é um ótimo exemplo de 2 fatores muito importantes:

Muitas pesquisas não conseguem prever  comportamento. Ao perguntar diretamente, o processo mental usado para responder é diferente daquele usado ao comprar.

Consumidores são influenciados por fatores não racionais – benefício emocional, por exemplo, controle de calorias. Ou talvez também fiquem atentos ao desembolso. Mas certamente, como mostra o comportamento real,  não ao preço unitário. 

Vamos pensar no lançamento da uma embalagem multipack de Lay’s. A pergunta é como  você deve descrever a quantidade desse multipack na primeira frase da página de vendas para este produto? 

usar a unidade padronizada e dizer que este é um multipack de Lay’s com 400g. 

ou você usar uma unidade mais visual, e dizer que esse multipack tem 12 embalagens de Lays. 

A questão da pesquisa é: os compradores estão dispostos a pagar mais quando você o descreve como um pacote de 12 salgadinhos?

O que o estudo descobriu: 

1º não há diferença de preços quando é feita a pergunta direta.

2º  com base em dados da Amazon, verificou-se que os consumidores pagam mais quando o multipack é descrito como um pacote de 12 chips Lay’s.

Este é um ótimo exemplo sobre a importância de testar cenários e medir comportamentos em situações similares às reais ou em ambientes reais controlados

Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management, Cornell University

Exemplo de aplicação Mudança de comportamento

1 – Voluntários deveriam servir uma quantidade pré-definida. Os que usaram pratos menores  ficaram abaixo da meta em 12%. Mas as pessoas que usavam os pratos maiores consumiam até 13% mais comida do que pretendiam. 

2 – Uma promoção num supermercado oferece 15% de desconto numa marca de cerveja.

Em alguns dias, não há limite de unidades por pessoa.

Em outros dias, o limite é de 12 unidades por pessoa.

Em que dias a quantidade comprada por pessoa foi maior?

Ancoragem

Nos dias em que há o limite, a quantidade comprada por pessoa foi o dobro (cerca de 7 unidades por pessoa).

Exemplo de aplicação Mudança de comportamento organizacional

A RWE –  empresa de utilities alemã – fez seu planos considerando que a geração de energia convencional seria o futuro.  Investiu mais de 10 mil milhões de euros em centrais elétricas convencionais, e viu-se rapidamente despreparada para o futuro, pois a realidade foi oposta à prevista: o progresso tecnológico em energias renováveis se acelerou e o sistema energético alemão passou por uma transformação verde.

Este é um exemplo de viés da normalidade – quando achamos difícil imaginar um futuro diferente daquele em que vivemos agora. Outros vieses também influenciaram a tomada de decisão – como o viés de confirmação, viés de excesso de confiança e problemas culturais como conformidade e pensamento de grupo onde opiniões divergentes eram encorajadas. 

Para melhorar os processos de tomada de decisão, a RWE lançou um programa de treinamento, incluindo: autoconsciência e tomada de decisão; estratégias para eliminar preconceitos cognitivos; análises pré-mortem (onde imaginamos que se passaram anos e estamos discutindo por que o projeto falhou), red-teaming (quando as pessoas são oficialmente nomeadas para bancar o advogado do diabo em uma discussão sobre uma decisão) e recrutar especialistas externos para fornecer um ponto de vista externo.