
As pessoas querem ser consumidores ambientalmente responsáveis? A resposta curta é sim, mas querer nem sempre é poder! No trabalho que fizemos para a ABIHPEC, testamos a concordância com diversas frases que indicam o comprometimento (ou não) com o meio-ambiente e o consumo sustentável*.
As maiores concordâncias vão para as frases “eu também sou responsável pelo futuro do planeta e por combater o aquecimento global” e “consumir produtos e marcas sustentáveis é uma das maneiras de ajudar a natureza e o futuro do planeta Terra”. Elas obtêm 85% e 83% de concordância**, respectivamente. Somando as 4 frases*** que indicam apoio total à causa ambiental, temos 96% das pessoas apoiando ao menos uma delas! Ou seja, quase unanimidade absoluta!
Como queríamos entender as diferenças entre as gerações, comparamos 5 faixas etárias****, boomers, X, Y (ou millenials), Z e alfa. Vimos que todos concordam com as frases que indicam que o planeta está ameaçado, e sentem-se responsáveis. Os mais velhos, de 60 a 78 anos (boomers) e a geração Y (28 a 43 anos) estão ainda mais preocupados que as demais. Os bem jovens, ainda adolescentes, ou alfa, têm um percentual muito grande de respostas “não sei”. Mas, conversamos diretamente com eles, na pesquisa qualitativa. Vimos que aqueles que são envolvidos com o tema, sabem em maior profundidade e com mais embasamento, sobre o consumo ambientalmente responsável, que qualquer outra geração.
Bem, então o problema está resolvido! Todo mundo concorda, a próxima geração compreende o assunto, o planeta está salvo!! Pena, mas sabemos que não é assim. Existem muitas barreiras a enfrentar para transformar uma atitude (a intenção), em comportamento (a ação). E é isso que a ciência comportamental estuda. Siga a nossa série para acompanhar os resultados deste trabalho interessantíssimo!
* 10 EPs online em São Paulo e 500 entrevistas online, Brasil. Conduzida em agosto de 2024.
** % de concordo e concordo totalmente
*** as 2 já mencionadas e “eu me preocupo muito, pensando que as gerações futuras não irão sobreviver por causa do aquecimento global” e “o aquecimento global e a destruição da natureza são o problema mais urgente que existe hoje no nosso planeta”.
**** alfa (14 a 16 anos); z (17 a 27 anos); y/millenials (28 a 43 anos); x (44 a 59 anos); boomers (60 a 78 anos).
