
Qual das linhas é maior? Qual dos círculos negros no centro é maior?
Ainda que olhemos muito para as duas figuras, sempre temos a impressão de que a linha da esquerda é maior. O círculo da direita sempre parece maior. Como você pode imaginar, as duas linhas são idênticas, assim como os dois círculos centrais. Mas, se não as medimos com uma régua, a impressão prevalece. Esta impressão é dada por uma heurística mapeada pelos psicólogos e economistas comportamentais.
Chama-se heurística da substituição. Nela, nosso sistema automático busca respostas facilmente disponíveis, num piscar de olhos, para tomar decisões. Fazemos isso quando não temos disponibilidade para engajar o sistema 2, para medir, comparar, elaborar e dar uma resposta complexa. Como não podemos medir todas as distâncias no dia a dia, e acabamos tendo que estimá-las, muitas vezes a ilusão prevalece. Neste caso, a heurística leva a um viés de percepção.
A ilusão de Delboeuf explica porque comemos mais com pratos grandes e menos com pratos menores. Ittersum, K. e Wansink, B.* fizeram uma revisão de 5 estudos. Eles mostram que quando os pratos são maiores, as pessoas se servem de mais comida. O prato parece ainda vazio, mesmo com nossa porção habitual. O exato oposto acontece com pratos menores. Isso explica por que buffets por quilo tendem a oferecer pratos muito grandes, e buffets de café da manhã em hotéis tendem a ter pratos irritantemente pequenos.
* Koert Van Ittersum, Brian Wansink, Journal of Consumer Research, Volume 39, Issue 2, 2012.
