Arquitetura do Comportamento

Por que Arquitetura do Comportamento?

No seu livro seminal, Nudge*, Richard Thaler e Cass Sunstein usam muito o termo “choice architect”, ou arquiteta/o da escolha. O termo vem sendo usado na literatura aplicada e acadêmica por diversos autores. O que isto significa? Nenhum desenho de mix é completamente neutro; portanto, qualquer pessoa ou empresa que fabrique produtos, ofereça serviços, tenha uma loja, venda produtos online, organize processos dentro de uma empresa ou faça políticas públicas é um arquiteto de escolhas e irá influenciar o comportamento do seu cliente final. Para que as escolhas sejam as melhores para quem as oferece e, obviamente, guiadas pela ética e pelo aperfeiçoamento do benefício ao usuário final, é essencial conhecer as ferramentas que a Ciência Comportamental oferece.

Por isso, escolhi o nome Arquitetura do Comportamento. Nossa proposta é, em primeiro lugar, auxiliar as marcas e as empresa a montarem a sua “arquitetura de escolhas”, aprimorando o mix à luz desse conhecimento. Em seguida, apoiar a melhoria da pesquisa de mercado que nossos clientes conduzem, com métodos e instrumentos de coleta baseados na Ciência do Comportamento. O objetivo final é influenciar o comportamento do seu cliente ou consumidor, para melhorar o bem-estar das pessoas e o sucesso das empresas.

Nosso negócio não é coletar dados ou fazer a pesquisa. Por isso, somos isentos e neutros para recomendar qualquer método de compreensão do comportamento humano. Nos concentramos no planejamento e na recomendação estratégica, visando o sucesso do seu negócio; propomos e acompanhamos o plano de ação da intervenção comportamental. Nós ajudamos as marcas a melhorarem, conhecendo seu real consumidor.


*Nudge, the Final Edition, Richard Thaler e Cass Sunstein, 2021. Penguin Books.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *