Arquitetura do Comportamento

O viés do presente afeta decisões de consumo. Por isso as empresas precisam conhecê-lo.

Há pessoas que preferem a gratificação imediata, mesmo que possam receber uma recompensa maior no futuro. Por exemplo, entre receber 10 reais hoje e 15 reais em algumas semanas, a maioria das pessoas opta pela primeira opção.

Mas o viés do presente não se aplica apenas a gratificações. Ele pode estar relacionado às consequências, mesmo que negativas, dos nossos atos. Por exemplo em cuidados com a saúde. Muitas pessoas negligenciam cuidados preventivos, visto que a recompensa virá no futuro. Deixam, por exemplo, de fazer exames periódicos, pois têm dificuldade em visualizar as consequências de não os fazerem.

Isso tem implicações para qualquer indústria que trabalhe com consequências futuras de decisões tomadas hoje. Atividades com planos de saúde, seguros em geral, serviços de manutenção, laboratórios de análises, academias de ginástica, carros elétricos, produtos saudáveis e, por que não, produtos sustentáveis, têm que lidar com o viés do presente no seu dia a dia.

Na pesquisa que fizemos sobre consumo ambientalmente sustentável (1), vimos que 18% das pessoas concordam com a frase “O aquecimento global e outras mudanças vão acontecer daqui a muitas décadas, nem estarei aqui mais, por isso não me preocupo.” Como a consequência do que fazemos hoje acontecerá no futuro distante, não tomamos atitudes ambientalmente responsáveis hoje.

Isso é uma das razões para a lacuna que vimos entre atitudes favoráveis ao ambiente (com grande adesão) e ações concretas para protegê-lo (com adesão muito menor). È uma racionalização, muito humana e disseminada, para justificar a inação ou procrastinar a ação.

Há maneiras de lidar com o viés presente, como por exemplo usando um outro viés, chamado de arrependimento antecipado, de que também somos vítimas. Nós, humanos, conseguimos antecipar emoções. Neste caso, arrependimento não se refere apenas a algo que já fizemos. Podemos sentir arrependimento por ações futuras. Estas e outras maneiras de lidar com barreiras ao consumo serão discutidas mais à frente nesta série de textos.

  • Pesquisa com 10 EPs online em São Paulo e 500 entrevistas online, Brasil. Conduzida em agosto de 2024.

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