Arquitetura do Comportamento

Como lidar quando a barreira que sua marca enfrenta é o awareness?

Na pesquisa que fizemos sobre sustentabilidade ambiental, verificamos que uma das barreiras é o awareness. Quase todas as consumidoras sabem que estamos impactando o ambiente e o clima, isto é fato. Mas não necessariamente lembram disto quando vão fazer as suas compras. Ou seja, precisam ser lembradas deste fato quando escolhem suas marcas; e precisam fazer a conexão entre consumo e sustentabilidade ambiental.

Qualquer comportamento é originado com uma deixa (cue, em inglês). Os nudges* são deixas que produzimos deliberadamente, para deflagrar o comportamento que desejamos. Eles podem variar desde o local em que o produto é colocado, passando pela configuração do ambiente, e chegando à sinalização no PDV e na embalagem.

No caso do consumo sustentável, precisamos lembrar às consumidoras que existe esta possibilidade. O melhor lugar para isso é o ponto de venda, ainda que possam ser feitas outras ações de mídia. No PDV, sugerimos intervenções ambientais e na embalagem. Por exemplo, agrupar todos os produtos sustentáveis no mesmo espaço, delimitado por uma cor diferente, tal como o verde. Mesmo que não agrupadas, as opções sustentáveis podem ser destacadas por materiais de PDV, tais como wobblers ou stoppers.

Destacar na embalagem a sustentabilidade, através de cores ou ícones, também ajuda a lembrar e sinalizar para a consumidora qual é a opção mais amigável ao ambiente. Por exemplo, o aval de ONGs ou claims tais como não testado em animais são sugestões que saíram da nossa pesquisa.

Todas estas sugestões se aplicam a qualquer marca que deseje chamar a atenção do consumidor, não apenas às opções ambientalmente amigáveis. O que queremos com isso é sempre lembrar ao consumidor que aquele produto está ali. Os nudges são complementos a campanhas de difusão ou de educação, lembrando ao shopper algo que já foi, através de outras ações, comunicado. O que desejamos, ao longo destas iniciativas, é que levem à automatização do comportamento. Ou seja, que o consumidor não precise pensar para comprar um produto da marca desejada, ou um produto responsável com o ambiente.

*https://arquiteturadocomportamento.com.br/index.php/2024/06/07/lembrando-ao-consumidor-de-comprar-a-sua-marca-nudging/

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